Master Office

View Original

Escritórios Compartilhados: Tendência que veio para ficar

O que são os escritórios compartilhados?

Em resumo, os escritórios compartilhados são espaços ou estações de trabalho. Nesse local, as empresas e os profissionais alugam uma sala privativa, ou dividida com outros trabalhadores, para labutar em dias e horários convenientes. Junto com a sala, são disponibilizados outros serviços como:

  • wi-fi;

  • recepção;

  • equipamentos;

  • móveis;

  • café e água etc.

De acordo com uma pesquisa revelada pela revista Exame, os escritórios compartilhados são uma tendência global. Atualmente, em torno de 3% das salas corporativas no mundo estão nos moldes do compartilhamento. Estima-se que chegue a 30% até 2030.

No Brasil, o crescimento é ainda mais surpreendente. O mesmo artigo apontou, em 2018, um aumento de 48%, resultando assim na existência de 88 mil estações de trabalho compartilhadas. Esse ritmo de crescimento continuará a ser registrado nos próximos anos.

Que tipo de empreendedores são favorecidos?

Mas qual é o perfil dos locadores de escritórios compartilhados? Como dito no início do artigo, muitas empresas, em especial no exterior, estão migrando equipes inteiras para esses espaços corporativos. Logo esse comportamento será visto também no Brasil. O motivo disso é a redução de custos com a manutenção e despesas fixas vindas de uma dependência particular.

Existem também os profissionais que trabalham no regime de home office. Algumas instituições que possuem esse tipo de colaborador acham melhor alocá-lo em uma estação de trabalho compartilhada. Pois, conseguem perceber um aumento da produtividade do trabalhador.

Por fim, há os nômades digitais e os freelancers. Esse grupo não precisa fixar-se dentro de uma empresa. Pelo contrário, são livres para trabalhar em qualquer lugar que disponibilize internet e outras condições favoráveis.

Muitos desses profissionais gostam dos escritórios compartilhados a labutar em casa. Afinal, o contato com outras pessoas do mundo corporativo estimula o networking – uma prática indispensável para a abertura de oportunidade de negócios e novos conhecimentos profissionais.

Existe uma opção de escritório compartilhado de qualidade?

A pesquisa "Censo Coworking Brasil 2018" demonstra um cenário completo dos espaços compartilhados em nosso país. Esse estudo mostrou que 214 mil pessoas circulam por esses ambientes.

Embora o estado de São Paulo, nessa pesquisa, esteja no topo da lista de lugares com o maior número de escritórios compartilhados, a cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, tem um local de excelência para trabalhar: o escritório virtual da Master Office.

Esse é um ambiente sofisticado, moderno e com boa localização. Muitos serviços personalizados são oferecidos para facilitar a vida dos profissionais que escolhem essa estação de trabalho. Dessa forma, tanto os trabalhadores liberais quanto as empresas têm um local que gera credibilidade.

Todas essas vantagens são agregadas a um bom retorno sobre o investimento (ROI). Além, é claro, da possibilidade de proporcionar uma experiência de trabalho incrível e aumentar o contato com profissionais talentosos de vários setores comerciais.

Gostou do nosso artigo? Entendeu como os espaços corporativos estão em alta no mundo? O que acha de conhecer os escritórios compartilhados da Master Office! Converse com um dos nossos especialistas!

Quer entender o motivo dos escritórios compartilhados serem uma forte tendência mundial? Explicamos neste artigo!No passado, o modelo de uma empresa tradicional consistia em alocar todos os colaboradores dentro de um mesmo prédio ou ambiente. Quando maior a sede da instituição, mais passava a impressão de um negócio forte e estável. Os tempos mudaram, e devido a virtualização, as empresas não precisam manter todo o seu time em uma única dependência, mas também em escritórios compartilhados.Porém, esse modelo de espaço corporativo favoreceu outro grupo: os nômades digitais e empreendedores freelancers. Quer conhecer um pouco mais sobre os escritórios compartilhados? Leia nosso artigo!