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Conheça o Perfil dos Clientes de Espaços Compartilhados

Não é nenhuma novidade dizer que os espaços compartilhados melhoram drasticamente a produtividade de um profissional, tornando esses ambientes não apenas uma decisão econômica, mas uma estratégia eficaz para o crescimento dos negócios.

Embora o escritório compartilhado tenha sido popularizado por freelancers independentes de localização, agora é parte integrante de muitos tipos de rotinas diárias dos trabalhadores, incluindo corporações de grande escala e pequenas e médias empresas (PMEs).

Na verdade, em um estudo recente com funcionários em tempo integral de empresas com mais de 100 pessoas, um em cada sete entrevistados afirmou usar espaços compartilhados durante uma semana de trabalho típica.

Isso é resultado da iniciativa de grandes empresas, como General Electric, KPMG e Merck, darem a seus funcionários a opção de trabalhar em ambientes fora do escritório tradicional.

À medida que a indústria continua a se expandir, quem são as pessoas que mais utilizam esses espaços?

# Perfis Mais Comuns de Usuários dos Espaços Compartilhados

Em uma pesquisa realizada pelo Censo Coworking Brasil, que envolveu centenas de espaços nacionais, a conclusão sobre o tipo mais comum dos membros de escritórios compartilhados produziu efeitos surpreendentes.

É claro, como era de se esperar, os profissionais independentes de localização, incluindo nômades digitais e freelancers, foram representados nos resultados do estudo, mas em uma escala muito menor do que o esperado.

Esses dois perfis, que em certo momento foram maioria absoluta dos usuários de escritórios compartilhados em geral, agora constituem apenas 31% dos usuários atuais.

Além disso, trabalhadores remotos, incluindo empreendedores e funcionários de empresas, representam 26% dos usuários de espaços compartilhados de hoje.

Combinados, esses subconjuntos de usuários ainda representam uma parte significativa da base de clientes de um espaço de coworking, mas é interessante reconhecer que outros grupos ultrapassaram esses tipos de profissionais.

No estudo, o Censo descobriu que o perfil mais comum de quem usa espaços compartilhados é o dos proprietários de pequenas empresas, com 43% do total de participantes.Grande parte desses profissionais trabalhavam no modelo home office e decidiram dar uma chance para os ambientes compartilhados, em busca de mais produtividade e novas oportunidades de negócio.

Então, Quem Usa os Espaços Compartilhados Hoje?

Os resultados da pesquisa revelam que os perfis mais comuns de pessoas que usam espaços compartilhados referem-se a membros de pequenas empresas e equipes de startups.

Isso demonstra uma mudança na indústria para acomodar agora as necessidades de organizações com 50 a 100 membros, que estão exigindo mais mesas e escritórios privados do que nunca.

Como um escritório compartilhado prova ser uma opção mais flexível, econômica e produtiva para empresas e freelancers, esses espaços continuarão a ser a solução para muitos tipos diferentes de trabalhadores, em uma variedade de setores.

Isso sem contar que muitas empresas ainda estão começando a se afastar do espaço de escritório tradicional para operar remotamente. A boa notícia é que o Master Office está totalmente preparado para receber essa demanda crescente.

Inclusive, aproveite para ler este outro artigo e entender como a busca por escritórios compartilhados vai aumentar ainda mais após o período da pandemia.

Veja algumas informações sobre o perfil dos usuários de espaços compartilhados!