Como o escritório compartilhado auxilia na volta aos escritórios?

Já sabe como o escritório compartilhado poderá ajudar na retomada ou como ela se dará?
Pois bem, será mais difícil sem soluções inteligentes.

O ecossistema econômico que impulsiona o cenário mundial conta com milhões de trabalhadores pendulares que se deslocam diariamente aos prédios de escritórios para atender às demandas da economia global.

O problema é que o surgimento da Covid-19 interrompeu esse ecossistema dinâmico e freou o funcionamento dos ambientes de trabalho convencionais. A boa notícia é que, com as regras de bloqueio finalmente começando a ficar mais flexíveis, as empresas já estudam um possível retorno. Mas o fim da quarentena não indica um retorno ao antigo "normal" e a reabertura apresenta desafios complexos para empresas acostumadas a levar centenas de pessoas, se não milhares, a prédios de escritórios todos os dias. Muitos estabelecimentos precisam ser adaptados para garantir um distanciamento social seguro para um grande número de funcionários. O maior desafio é que as reconstruções necessárias podem ser caras e demoradas: a reformulação média do escritório pode levar de 12 a 18 meses.Para atender às necessidades dos funcionários, as empresas precisam de novas estratégias que não apenas forneçam espaços que evitem a aglomeração, mas também ofereçam opções mais próximas das casas dos trabalhadores. E é aí que entra o escritório compartilhado.

Escritório compartilhado: a solução para a retomada ao trabalho

Um escritório compartilhado — também conhecido como espaço flexível — pode oferecer às empresas a opção de configurar rapidamente escritórios em vários locais, com layouts e espaços diversificados. A expectativa é de que as empresas comecem a manter escritórios nesse formato (provavelmente gerenciadas por especialistas como o Master Office) para funcionários que ainda desejem ter contato com esse tipo de ambiente, enquanto o restante dos colaboradores vai trabalhar em casa.

O maior diferencial nesse caso é que, com a oferta de termos de concessão flexíveis, os espaços de escritório compartilhado podem ser rapidamente reconfigurados para incluir uma combinação de escritórios particulares, salas de conferências, salões e espaços compartilhados abertos. A flexibilidade e a colaboração desses escritórios pode cobrir vários níveis de demanda, desde uma pessoa única a um conjunto de escritórios particulares ou andares privados inteiros.

Novos usuários dos serviços compartilhados

Grande parte dos profissionais liberais e trabalhadores remotos já utilizava (ou pelo menos cogitava utilizar) algum serviço de espaço compartilhado, mesmo antes da pandemia. Agora as grandes empresas também estão começando a considerar essa opção, uma vez que o acesso ao espaço do escritório compartilhado pode tornar a jornada de trabalho mais eficiente durante este período de retomada. À medida que as empresas trabalham para criar locais de trabalho seguros e saudáveis, são necessárias novas abordagens para limpeza, desinfecção e higienização de escritórios. Os espaços colaborativos rapidamente começaram a adaptar tecnologias e procedimentos de segurança que agora são seguidos em todo o mundo. Tudo para que as pessoas possam retornar para as rotinas de trabalho delas.

Agora, além de entender como este tipo de ambiente pode ajudar na volta para a vida corporativa nos escritórios, aproveite para conferir também outras facilidades que o escritório compartilhado pode trazer para você e sua empresa.

Você vai perceber que, mesmo em meio a essa situação delicada, os espaços colaborativos estão ganhando cada vez mais força e podem ser a solução para superar os novos desafios.

Veja como o sistema de escritório compartilhado pode ser útil durante a fase de retomada ao ambiente corporativo.

Anterior
Anterior

ESCRITÓRIO VIRTUAL: como um advogado pode se beneficiar desse serviço?

Próximo
Próximo

O FUTURO DOS ESCRITÓRIOS NO MUNDO PÓS PANDEMIA