Como fazer networking quando seu trabalho é remoto

O trabalho remoto tem vantagens e muitos profissionais não querem exercer suas atividades de outra forma. Mas há alguns desafios. Um deles é a falta de interação física com outras pessoas, em especial no modelo home office. De acordo com um estudo publicado em um artigo da CNN Brasil, 6 em cada 10 brasileiros sentiram a diminuição de socialização no home office.

Será que é possível ter interações com outros profissionais no trabalho remoto? Qual é a melhor maneira de conseguir isso? Neste artigo, daremos algumas dicas valiosas para potencializar o networking mesmo trabalhando a distância. Avance para os próximos tópicos!

Por que é importante fazer networking no trabalho remoto?

Somos mais produtivos, felizes e realizados quando nos relacionamos com outras pessoas. Isso acontece porque somos seres sociáveis e não fomos feitos para viver sozinhos todo o tempo. Aplicando na vida profissional, a ausência de interação pode ter efeitos que vão além do aspecto emocional.

Um deles é a perda de boas oportunidades de negócios. Sem novos contatos, não há como aumentar as vendas, explorar novas áreas comerciais e nem firmar parcerias estratégicas. Outra consequência negativa é a desatualização profissional. Uma vez que, o isolamento prejudica o aprendizado de novos conceitos e tendências do mundo corporativo.

Quais são as melhores estratégias para criar conexões profissionais a distância?

Já que não são muitas as oportunidades de fazer networking no trabalho remoto, é importante que o profissional crie estratégias para se aproximar de outros profissionais. A seguir, apontamos algumas dicas para atingir esse objetivo.

Use as ferramentas de comunicação

A transformação digital desenvolveu muitas ferramentas que conectam pessoas. Um exemplo são as plataformas de comunicação, como as redes sociais. É importante que o profissional remoto utilize essas mídias para conhecer novos profissionais.

Nas redes sociais, uma estratégia é seguir ou enviar convites de conexão para pessoas que atuam na mesma área empresarial. Para iniciar uma conversa, às vezes basta um comentário em uma postagem ou um "olá" no chat.

Participe nas reuniões e eventos

Fique atento a reuniões e eventos programados pela empresa ou organizados por instituições renomadas. Mesmo que sejam virtuais, esses encontros são excelentes oportunidades de interagir, conhecer novos profissionais e aprimorar conhecimentos.

Oferece ajuda em fóruns e redes sociais

"Uma mão lava a outra". Esse ditado se aplica bem quando o assunto é fazer networking. Ao oferecer ajuda ou dar conselhos em fóruns e redes sociais, o profissional remoto pode ganhar benefícios, como: ser reconhecido como referência, conquistar novos clientes e parceiros de negócios.

Utilize os espaços compartilhados

Outra dica valiosa é sair do home office (nem que seja em alguns dias da semana) e trabalhar em espaços compartilhados. Esses ambientes são repletos de profissionais liberais, nômades digitais, pequenos empreendedores e empresários - um "caldeirão" de gente eficiente e de boas oportunidades. Além de fortalecer o networking, o profissional remoto conta com uma estrutura completa para exercer suas atividades, receber clientes e realizar reuniões.

Enfim, o trabalho remoto não precisa ser solitário. Pelo contrário, é uma forma de trabalho que oferece liberdade para expandir o círculo de contatos profissionais e as chances de crescer na carreira.

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O trabalho remoto não precisa ser solitário. Neste artigo, veja algumas dicas para fortalecer o networking com outros profissionais mesmo trabalhando a distância!

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