Como as Empresas têm Adaptado seus Escritórios?

Para tentar se adaptar às mudanças causadas pela pandemia, muitos descobriram novas maneiras de conviver com o novo cenário.

Mas essa evolução nem sempre é fácil, especialmente quando há muitos aspectos financeiros a ser considerados. As mudanças nos antigos hábitos incluem desde a preferência atual por teleconferências até a necessidade de redução de despesas.

Vamos explorar algumas dessas medidas a seguir. Acompanhe.

Redução de despesas

A pandemia gerou muitas perdas financeiras. Muitas empresas faliram, infelizmente. No entanto, outras descobriram que podiam usar o home office para cortar drasticamente as despesas por não terem de administrar um escritório próprio.

Menos produtos para a limpeza e manutenção do escritório, contas de luz mais baixas e muitas outras despesas foram economizadas pelo fato de os funcionários trabalharem em casa.

Isso permitiu, em parte, que as empresas investissem mais em seus funcionários, fornecendo-lhes os recursos de que precisam para fazer tudo à distância.

Adaptação dos espaços físicos

Para aqueles que ainda querem frequentar os escritórios, será necessária certa dose de adaptação.

Algumas das alterações incluem os seguintes aspectos.

Mais espaço pessoal

Quando os funcionários voltarem ao trabalho presencial, deverá haver mais espaço para circulação de ar. Os planos de assentos devem ser modificados para distanciar fisicamente os trabalhadores, dizem os especialistas.

Trabalho por turnos

Agora, em meio a temores de contágio por Covid-19, ambientes internos densamente ocupados são perigosos. O desafio número um para o garantir o futuro dos escritórios é "repensar a densidade".

Processos de triagem para entrada no ambiente

Algumas dessas triagens podem incluir a restrição de entrada no edifício a partir de apenas um ponto de acesso, em vez de vários pontos de acesso.

Corredores de mão única e outras sinalizações

Existe a possibilidade do surgimento de corredores de mão única e talvez até marcadores físicos para mostrar às pessoas como é uma distância física de dois metros.

Funcionários mais responsáveis

Apesar dos receios iniciais sobre mau uso do tempo, com os horários de almoço e intervalo não mais cronometrados, parece que a maioria dos funcionários está alcançando um equilíbrio justo e encontrando algo que funcione para eles.

A quantidade de tempo que eles levam para fazer uma pausa e quando a fazem pode ser muito diferente de quando eles estavam no escritório, mas, desde que os funcionários façam seu trabalho dentro do prazo, não há razão para que isso seja um incômodo.

O que aprendemos?

Muitas mudanças precisaram ser feitas para garantir que os funcionários de escritório mantivessem as empresas e seus negócios funcionando.

Em suma, as liberdades dos funcionários e a confiança que as empresas têm nos colaboradores foram uma surpresa durante a pandemia de Covid-19.

A verdadeira questão agora é: depois que a pandemia acabar, as empresas vão querer sacrificar esse aumento de produtividade e energia em favor do retorno ao escritório tradicional e aos desafios que isso acarreta?

A resposta para essa pergunta parece estar nos escritórios compartilhados, que permitem aos usuários combinar o uso de um espaço físico completo com os benefícios do trabalho remoto.

Caso você deseje fazer parte desse movimento, aproveite para conferir nosso artigo sobre como se mudar para um escritório compartilhado.

Veja o que mudou na rotina dos escritórios empresariais por conta da pandemia!

Anterior
Anterior

Como o Master Office ajuda o Empreendedor em todas as fases de um Negócio?

Próximo
Próximo

10 Dicas para Desenvolver Equipes de Trabalho Remoto