Saiba o que é CPOM e como o Master Office pode ser seu Parceiro

Se você tem uma empresa que presta serviço para alguém de uma cidade diferente da sua, saiba que talvez seja necessário ter certo cadastro para que as atividades possam ser realizadas conforme as leis.

No caso, estamos falando do CPOM, o Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios.

Quer saber mais sobre o tema? A seguir, veja qual é a relação desse registro com você e sua empresa!

Por que saber o que é CPOM?

Esse cadastro veio para tornar as operações fiscais mais transparentes e proteger você e sua empresa.

Em uma breve explicação, conhecer informações sobre o CPOM dá a você a possibilidade de entender qual é a melhor forma de formular o preço dos seus serviços. Lembre-se de que cada município trabalha com suas próprias regras fiscais e, em alguns deles, é solicitado esse tipo de registro.

Isso acontece pois quem contrata o seu serviço é obrigado a reter o Imposto sobre Serviços (ISS) como se você fosse prestar o serviço naquela cidade.

Por que surgiu o CPOM?

O surgimento do CPOM tem como base evitar que as empresas registrem-se em cidades com tributações menores. A intenção é controlar essas possíveis manobras fiscais.

Assim sendo, as prefeituras de algumas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre e Curitiba exigem que seja feito o referido cadastro.

Vale lembrar que o nome e o tipo de cadastro podem variar de acordo com o município.

Dependendo da cidade, podem ser adotadas outras nomenclaturas, como Registro Auxiliar de Nota Fiscal de Serviço (RANFS) e Cadastro de Empresas Não Estabelecidas (CENE), por exemplo.

Como fazer o cadastro CPOM?

Antes que você pense em terceirizar essa tarefa para o seu contador, saiba que essa não é uma das responsabilidades essenciais dele. Ele até pode prestar alguns esclarecimentos e dar orientações, mas o processo também pode ser feito por você, sem grandes complicações.

Basta reunir toda a documentação requisitada pelo município onde você pretende cadastrar-se. Cada cidade varia a lista de requisitos, portanto, o ideal é sempre consultar a prefeitura em questão.

Geralmente, somente são aceitos documentos em nome da empresa:

  • conta de luz (últimos 6 meses);

  • conta de telefone (últimos 6 meses);

  • fatura de internet (últimos 6 meses);

  • fotos do local;

  • contrato de locação;

  • contrato social/Requerimento de Empresário e CNPJ.

Conte com o Master Office!

Muitos empreendedores deixam de realizar esse cadastro pois operam por meio de endereços residenciais ou em um escritório virtual. Isso acaba impossibilitando a apresentação da documentação necessária para concluir a operação de registro.

É aí que a parceria com o Master Office entra em ação.

Você pode usar nosso espaço como centro das suas operações e fazer seu CPOM sem grandes problemas. Possuímos toda a documentação necessária para que você possa concluir o processo de registro.

Então, não perca tempo. Conheça nossos planos e veja qual se encaixa melhor na sua necessidade atual.

Dessa forma, você pode se manter em dia com suas obrigações fiscais e ter muito mais transparência e segurança em suas operações!

Descubra o que é CPOM e como esse registro tem ligação direta com você e sua empresa!

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