Como o ambiente estimula a inovação no trabalho

A cultura da inovação tem sido essencial para que qualquer empresa se destaque no mercado. Mas para ter inovação é necessário ter um ambiente que estimule os colaboradores. Um ambiente confortável e aberto para inovações e criatividade. Mas não confunda um ambiente confortável como um local onde os colaboradores estarão em uma zona de conforto. Pense em um ambiente que seja criado para proporcionar ações que garantam o clima saudável na empresa.

Aqui, o gestor deverá garantir que estas atividades sejam realizadas, fazendo com que os colaboradores participem ativamente da criação de ideias, realizando brainstormings, onde todas as opiniões devem ser respeitadas.

Pense um pouco sobre no modelo de negócios das* startups.* Elas contam com equipes enxutas, mas são altamente inovadoras e criativas. Muitas empresas começaram a observar o ambiente de trabalho das startups para poderem replicar em suas empresas, na tentativa de conseguir atingir os mesmos resultados de crescimento no mercado em que atuam.

Mas como obter mais inovação no trabalho?

Abaixo, listamos quatro dicas valiosas para a criação do ambiente de trabalho que estimula a inovação. Confira:

Organização do espaço de trabalho

Uma possibilidade de mudar a maneira de como as pessoas se relacionam e se interagem no dia a dia de trabalho é organizando o espaço de trabalho de forma flexível. As startups, por exemplo, não costumam ter divisórias, deixando todo o espaço aberto para integração dos seus colaboradores. Manter um espaço flexível é considerado um dos fatores que criam um ambiente mais favorável a criação e a inovação.

Aproxime a equipe de trabalho

Este tópico está diretamente relacionado a organização do espaço do trabalho. Se considerarmos que a criatividade e inovação são necessários para todos, devemos aproximar os colaboradores através de um ambiente aberto propício para situações formais de trabalho ou informais.

É por isso que muitas empresas de tecnologia têm investido em espaços onde existem videogames, mesas de sinuca, academias ou até mesmo sofás para aproximação dos colaboradores, fazendo com que sua equipe fique cada vez mais unida e fortalecida!

Liberdade no espaço de trabalho

Se usarmos como exemplo as startups, sabemos que o trabalho dentro deste espaço costuma ser bem informal, onde a equipe tem muita liberdade em sair de sua mesa para trocar e compartilhar ideias com seus colegas, como se estivessem em uma cafeteria ou numa sala de estar.

A liberdade alimenta a inovação, permitindo com que cada colaborador use os espaços da maneira que for mais adequada. Por isso, ter um ambiente com liberdade, estimula muito a inovação do trabalho.

Localização do trabalho

Atualmente, sua empresa pode ter vários lugares para trabalhar. Os escritórios compartilhados são uma ótima opção e um bom exemplo para isso. Estes espaços são planejados para receber profissionais e possuem toda a infraestrutura necessária para que eles possam desempenhar seu trabalho sem qualquer preocupação. Além disso, o local oferece um espaço descontraído, propício para a troca de ideias, inovação e o networking.

Estes escritórios compartilhados servem, ainda, para aquelas empresas que desejam inovar, em seu ambiente de trabalho, mantendo um clima saudável entre seus colaboradores. Estes locais não são restritos a profissionais freelancers, mas sim para qualquer profissional ou empresa que deseja ter um espaço de prestígio para seu negócio!

Agora que entendemos e vimos a importância de criar ambientes de trabalho que estimulam a inovação no trabalho, você descobriu, também, que os escritórios compartilhados são ótimos locais que ajudam a inovar e melhorar a inovação, a criatividade e a produtividade de sua equipe!

Gostou deste post? Quer receber artigos como esse em primeira mão? Então assine a nossa newsletter e até a próxima!

Ter um ambiente que estimula a inovação no trabalho tem sido considerado fundamental para o crescimento das empresas. Mas como conseguir um ambiente inovador e criativo, sem perder o foco nas entregas e nos resultados? Confira neste artigo!

Anterior
Anterior

Porque os Escritórios Compartilhados vieram para ficar

Próximo
Próximo

Escritório Virtual também funciona para Grandes Empresas: saiba porquê